Painéis

Participantes dos painéis da edição 2012 do Ria Festival:

Eduardo Giannetti: PhD em Economia pela Universidade de Cambridge/Inglaterra e cientista social pela USP. Eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Atualmente é professor do INSPER São Paulo. Autor de diversos artigos em periódicos especializados e livros, entre os quais: Felicidade (Cia. das Letras, 2002); O valor do amanhã (Cia. das Letras, 2005), cuja série foi apresentada pelo Fantástico/Rede Globo em 2007; O livro das citações – Um breviário de ideias replicantes (Cia. da Letras, 2008); A ilusão da alma – Biografia de uma ideia fixa (Cia. das Letras, 2010).
Françoise Trapenard: Formada em 1986 em Administração de Empresas pela FEA – USP, com pós-graduação em Gestão pela ESSEC (França). Em 1992, concluiu mestrado em Filosofia pela Université de Paris IV (Sorbonne – França). Atuou na área de Recursos Humanos durante 14 anos, respondendo nos últimos seis pela Diretoria Executiva de RH da Telefônica Brasil. Em junho de 2011, assumiu a Presidência da Fundação Telefônica Vivo, passando a coordenar o investimento social do Grupo no país.
Gilberto Dimenstein: Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard. Desenvolve o Catraca Livre, eleito melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle.
Lala Deheinzelin: Uma das pioneiras da economia criativa no Brasil e, por ser uma das poucas a trabalhar sua relação com sustentabilidade e modelos de futuro, realiza consultoria, palestras e oficinas em países de quatro continentes. Proprietária da Enthusiasmo Cultural é Criadora do movimento Crie Futuros. Assessora Sênior da Special Unit on South-South Cooperation UNDP, de 2005 a 2011. Membro do Conselho do Instituto Nacional de Moda e Design; uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC. Saiba mais em www.laladeheinzelin.com.
Luis Guggenberger: Gerente da área de Debate & Conhecimento e Novos Projetos da Fundação Telefônica. Autodidata e especialista em temas como Redes Sociais, Tecnologia, Inovação Social, Negócios Sociais e Branding. Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Trabalhou no Terceiro Setor em organizações como o Projeto Arrastão, o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial e a Fundação Gol de Letra. Foi professor universitário em instituições como SENAC, Faculdade Morumbi Sul, FMU e Anhembi-Morumbi.
Luiz Algarra: Designer de fluxos de conversação para grupos humanos, com foco em inteligência colaborativa. Consultor em ativação de redes sociais e aprendizagem informal.
Desenha e conduz processos de diálogo para grupos humanos, sejam empresas ou instituições. Atua em eventos, encontros e palestras como ativador de reflexões para grandes multidões, em temas locais ou globais. Se faz presente na internet desde 1994, liderando iniciativas pioneiras em educação, inclusão e novos negócios a partir da cultura digital. Cursou Jornalismo na PUC/SP e Certificação em Biologia Cultural com o Prof. Humberto Maturana e Ximena Dávila, da Escuela Matriztica de Santiago. Produz, mantém e compartilha conteúdo próprio em blogs e redes sociais como plataforma de co-inspiração e construção de novos conhecimentos. Saiba mais em http://luizalgarra.blog.br/mini-bio/
Miguel Nicolelis: Graduado em Medicina e doutor em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo. É professor titular do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, onde lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociências. É, também, consultor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e idealizador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Norte.
Pierre Lévy: Dedicou sua vida profissional para a compreensão das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, para promover seus melhores usos sociais e estudar o fenômeno de inteligência coletiva humana. Possui diversos livros publicados que foram traduzidos em mais de 12 línguas e são estudados em muitas universidades em todo o mundo. Atualmente leciona no Departamento de Comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá), onde ocupa uma cadeira de Pesquisa em Inteligência Coletiva. Membro da Sociedade Real do Canadá, recebeu vários prêmios e distinções acadêmicas. Seu último livro A Esfera Semântica. Computação, Cognição e Economia da Informação (Volume 1) foi publicado em 2011 pela editora Wiley.
Reinaldo Pamponet: Empreendedor social, é fundador da Eletrocooperativa e da It’s Noon, uma plataforma de cocriação de ideias. Também é curador do R.I.A. Festival.

Viviane Mosé: 
Psicóloga e psicanalista, é especialista em “Elaboração e implementação de políticas públicas” pela Universidade Federal do Espírito Santo, além de Mestra e Doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de vários livros, entre eles Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, indicado ao prêmio Jabuti de 2002. Atualmente é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento e apresenta diariamente na Rádio CBN, junto com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéu, o Liberdade de Expressão.

License

Painéis Copyright © 2012 by Fundação Telefônica. All Rights Reserved.

Feedback/Errata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *